Aprovada campanha contra perdas salariais e no FGTS

Mais de 15 mil trabalhadores metalúrgicos de São Paulo participaram da assembleia realizada na manhã deste sábado (25), na rua Galvão Bueno, Liberdade, e aprovaram proposta de Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes de buscar junto aos sindicatos patronais e empresas a reposição salarial, diante do aumento da inflação.

Segundo o presidente Miguel Torres, a Pauta de Reivindicação da Campanha Emergencial será entregue no início da semana à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e aos sindicatos patronais. “Se os patrões se recusarem a negociar vamos buscar o repasse empresa por empresa e fazer greve, se for preciso”, afirmou.

Rombo no FGTS- Os trabalhadores também aprovaram a decisão da Força Sindical de entrar com ação coletiva judicial para cobrar a diferença da correção monetária que não vem sendo aplicada às contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) desde 1999.

Na assembleia, o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, denunciou que, desde 1999, o saldo das contas vem sendo corrigido de maneira errada e anunciou que entrará terça-feira, dia 28, com uma ação coletiva junto ao Superior Tribunal de Justiça.

De acordo com o artigo 2º da lei 8036/90, as contas devem ser atualizadas com juros, que é de 3% ao ano, mais correção monetária (TR- Taxa Referencial) mensalmente.

Paulinho denunciou que a TR vem sendo manipulada e deu exemplos: “Em 2000, a inflação foi de 5,27% e o governo aplicou 2,09% nas contas; em 2005, a inflação foi de 5,05% e aplicaram 2,83% nas contas; em 2009, a inflação foi de 4,11%, e as contas receberam só 0,7%. Desde setembro de 2012, a correção das contas tem sido de 0%”, divulgou pra assembleia.

Segundo projeção feita pelo Escritório Meira Morais Advogados, de Brasília, o roubo nas contas do FGTS nos últimos 14 anos chega a R$ R$ 313 bilhões. “É o maior assalto da história do Brasil”, disse Paulinho.

ADESÃO – Os trabalhadores têm de aderir à ação para se beneficiar da futura decisão judicial. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo elaborou um termo de adesão que deve ser preenchido pelos trabalhadores. O trabalhador deve apresentar cópias de comprovante de identidade, de endereço, do nº do PIS ou Pasep e extrato (histórico) do Fundo de Garantia, que deve ser dado pela Caixa Econômica Federal.

Sorteio de 80 anos
Em celebração aos 80 anos do Sindicato, a diretoria promoveu um sorteio de quatro automóveis (Celta) para os sócios metalúrgicos presentes na grande assembleia. Os ganhadores foram: Arinaldo F. Paixão, da Bastien; Louise Maria Izidorio da Silva, da Chris Cintos; Airton de Araújo, da Norgren; e Nazeozeno Ferreira do Prado, da Combustol. Os prêmios serão entregues no dia 3 de junho (segunda-feira), às 10h, no Sindicato.


Elza Pereira, Miguel Torres, Paulinho da Força, Arakém e Major Olímpio


Em expressiva participação na Assembleia, categoria aprova campanhas


Paulinho, Miguel e Elza, com os ganhadores dos carros: Airton, Arinaldo e Louise


Arakém, Elza e Miguel, com o ganhador do último carro sorteado: Nazeozeno


Miguel Torres apresenta a ficha que servirá para o trabalhador autorizar a abertura
de processo de recomposição das perdas no FGTS

Por Assessoria de Imprensa
Cobertura fotográfica de Jaélcio Santana e Paulo Segura