Ato em Jundiaí pelo aumento real e 40h

Miguel Torres, presidente do nosso Sindicato

Metalúrgicos de Jundiaí realizaram ato de mobilização da Campanha Salarial neste dia 8 de outubro (quinta-feira).

Com o objetivo de intensificar a Campanha Salarial 2009 e pressionar os empresários a apresentar uma contraproposta às reivindicações da categoria, o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí/SP realizou nesta quinta-feira (8) uma série de assembleias nas maiores empresas do setor na região.

A manifestação contou com o reforço da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e de sindicalistas de diversas outras cidades, ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

A nossa data-base é novembro, mas neste ano a campanha começou bem mais cedo este ano para intensificar a mobilização.

”Sabíamos que os patrões iriam querer usar a crise como justificativa para dificultar as negociações, mas os números mostram que o Brasil e a indústria metalúrgica têm condições de avançar, de crescer. Por isto, se até o dia 15 de outubro não houver uma posição melhor, vamos realizar assembleia-geral no dia 16 (sexta-feira), no Palácio do Trabalhador, e colocar em votação proposta de greve a partir do próximo dia 19”, afirma Miguel Torres, presidente do nosso Sindicato e vice-presidente da Força Sindical.

As manifestações desta quinta-feira foram concentradas nas maiores empresas metalúrgicas da região de Jundiaí com assembleias na CBC (Jundiaí), Takata Petri (Jundiaí) e THYSSENKRUPP (Campo Limpo Paulista).

Reivindicações

A categoria reivindica 10% de aumento salarial (reposição da inflação + aumento real), piso salarial único, jornada de 40h semanais e estabilidade para os acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais, entre outros itens.

Já tivemos atos na zona sul de São Paulo, em Santo André, em Mogi das Cruzes, em Guarulhos e na zona leste de São Paulo, entre outras regiões e cidades do Estado de SP.

Nesta sexta-feira, 9 de outubro,

a principal mobilização será com

os trabalhadores da zona oeste/norte

de São Paulo, na Estrada Turística

do Jaraguá, 396, Pirituba, em frente

às empresas Combustol e Metalpó

A Campanha Salarial 2009 é unificada com outros 52 sindicatos de metalúrgicos do Estado, filiados à Força Sindical, e envolve cerca de 800 mil trabalhadores.

Fotos de Jaélcio Santana

Paulinho, presidente da Força Sindical

Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

Eliseu Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí