Centrais sindicais fazem protesto em SP nesta quarta-feira

03/08/2011 11h14 – Atualizado em 03/08/2011 12h13

Cerca de 30 mil pessoas se concentraram no Pacaembu.
Protesto seguirá pela Avenida Paulista até a Assembleia Legislativa.

Glauco Araújo Do G1 SP

Manifestantes ocupam sentido Paraíso da Avenida Paulista (Foto: Glauco Araújo/G1)
Manifestantes ocupam sentido Paraíso da Avenida Paulista (Foto: Glauco Araújo/G1)

Os sindicalistas que se concentravam na Praça Charles Miller, no Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, partiram por volta das 10h45 em direção à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Ibirapuera, na Zona Sul. Segundo a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas participavam da manifestação pela aprovação da pauta trabalhista no Congresso Nacional organizada pela Força Sindical e outras centrais.

Da Praça Charles Miller, os trabalhadores irão passar pela Rua Major Natanael, Avenida Doutor Arnaldo, Avenida Paulista, Rua Joaquim Eugênio de Lima e Rua Caconde. Por volta das 11h45, eles ocupavam o sentido Paraíso da Avenida Paulista.

Entre as reivindicações está a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário; fim do fator previdenciário; regulamentação da terceirização; e garantir que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e 50% do Fundo Social do Pré-Sal sejam destinados para a educação.

Trabalhadores fazem protesto na Avenida Paulista (Foto: Fabiano Freitas/VC no G1)
Trabalhadores fazem protesto na Avenida Paulista
nesta quarta-feira (Foto: Fabiano Freitas/VC no G1)

Segundo o tenente coronel Walmir Martini, da PM, manifestantes que não conseguiram chegar ao Pacaembu também se concentravam na Avenida Paulista e na Assembleia Legislativa. No Ibirapuera, trabalhadores trazidos em cem ônibus deverão participar do protesto. A manifestação era pacífica.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) preparou uma operação para monitorar o trânsito durante o protesto, até as 18h desta quarta-feira. De acordo com a companhia, são estimados 50 mil participantes. Confira as interdições e os desvios no trânsito.

Interdições
– Bloqueio da Rua Desembargador Paulo Passalaqua, junto à Praça Charler Miller, para facilitar a saída dos manifestantes;
– Interdição de duas faixas da esquerda da Avenida Doutor Arnaldo para passagem dos participantes.
– Interdição da Avenida Paulista, no sentido Paraíso.

Desvios
– Os veículos provenientes da Avenida Doutor Arnaldo, no sentido Paulista, deverão seguir até a Avenida Rebouças e a Alameda Santos.
– Os veículos provenientes da Avenida Pacaembu, no sentido estádio, com destino à Avenida Doutor Arnaldo poderão ser desviados para a Avenida Arnolfo Azevedo, para a Alameda Pereira Guimarães e para a Rua Cardoso de Almeida.
– A Avenida Paulista terá como desvio a Alameda Santos, com retorno na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio.

Sindicalistas se concentravam por volta das 10h desta quarta-feira (6) na Prça Charles Miller, no Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, para uma manifestação pela aprovação da pauta trabalhista no Congresso Nacional. Os manifestantes prometem seguir pela  (Foto: Glauco Araújo/G1)
Sindicalistas se concentravam por volta das 10h desta quarta-feira (6) na Praça Charles Miller, no Pacaembu (Foto: Glauco Araújo/G1)