Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Cipeiros metalúrgicos lembram vítimas do desmoronamento

Fotos: Paulo Segura

Evento realizado no Centro de Lazer da Família Metalúrgica em Praia Grande

O 13º Encontro de Cipeiros Metalúrgicos, promovido pelo Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador do Sindicato, alcançou os objetivos propostos pela direção entidade: discutir questões fundamentais para o dia a dia dos trabalhadores e levá-las como propostas para a pauta de reivindicações da campanha salarial a ser negociada com o setor patronal no dissídio coletivo da categoria.

Questões envolvendo a segurança e a saúde no trabalho foram amplamente debatidas nos dois dias do encontro – 28 e 29 -, em Praia Grande, pelos cipeiros, no Centro de Lazer da Família Metalúrgica, pelos cerca de 150 participantes.

“A opinião dos trabalhadores é muito importante, daí a regularidade desses encontros. Prevenir acidentes é o primeiro passo para que todos possam desfrutar de melhor qualidade de vida. Os cipeiros realizam, ano a ano, trabalho de excelência dentro das fábricas e empresas com o intuito de visualizar e prevenir futuras sequelas”, explica Elza Costa Pereira, diretora financeira do sindicato.

O diretor Luisinho, coordenador do DSST, explicou os perigos e consequências danosas para os trabalhadores com o advento da nanotecnologia, um dos temas do 13º Encimesp. “Tudo precisa ficar bem claro na mesa de negociação porque o trabalhador não pode arcar, mais uma vez, com os prejuízos físicos, emocionais e econômicos com a implementação dessa nova tecnologia”, afirmou.

Satisfeito com o sucesso de mais essa iniciativa coordenada pela entidade, o presidente do Sindicato, Miguel Torres, ressaltou a importância dos cipeiros nos quesitos prevenção e doenças profissionais.

“A luta por locais de trabalho cada vez mais saudáveis e menos insalubres merece nosso empenho. A cada evento como esse ganha-se cada vez mais conhecimentos e segurança para a categoria. Consegue-se, dessa forma, formar trabalhadores mais conscientes e fortalecidos na busca de seus direitos”, disse Miguel Torres.

Nanotecnologia
Os trabalhadores estavam bastante motivados para discutir, sobretudo, a questão da nanotecnologia. “A nano é o futuro. O trabalhador tem que se qualificar para se manter atualizado, entender o que significa esta nova forma de produção e conquistar seu espaço no mercado de trabalho”, disse Elza.

Primeiro dia
A abertura do encontro, na quarta-feira, teve a participação dos diretores Xepa e Leninha, além do técnico do DSST, Adonai Ribeiro.

Ainda no primeiro dia, à noite, os cipeiros participaram de duas palestras dadas pelos técnicos do Dieese (departamento econômico dos sindicatos) Altair Garcia, (da subseção do Sindicato) e Ana Yara Paulino (Educação Sindical). Os técnicos Roberto Anacleto dos Santos (subseção da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), Leonardo Escobar e Marcelo Depieri, ambos do Escritório Regional São Paulo, também participaram da atividade.

Segundo dia
No segundo dia, a abertura dos trabalhos contou com a presença do presidente Miguel Torres, que pediu um minuto de silenci pelas vítimas do desabamento de uma obra no bairro São Mateus, zona leste de São Paulo, ocorrido na terça-feira, 27.

O presidente ressaltou o quanto é importante ter segurança não apenas no local de trabalho, mas também nas nossas casas. “Temos que levar segurança pra dentro de nossas casas, para nossas famílias. Segurança e saúde começam em casa”, disse.

Depois, os cipeiros participaram de trabalhos em grupos pra debater, entre outras questões, a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria e as propostas a ser incluídas na pauta da Campanha Salarial 2013, que está começando.

O diretor Luisinho acompanhou todos os grupos e interagiu com os cipeiros, apontando questões importantes dos temas e tirando dúvidas. “Esses trabalhadores estão discutindo a importância do seu papel na questão segurança e saúde nas fábricas e a responsabilidade com os demais colegas de trabalho”, disse Miguel Torres.

Galeria de fotos

29 de agosto – quinta-feira


Miguel Torres, presidente do Sindicato


Minuto de silêncio pelas vítimas do desabamento em São Mateus


Diretor Luisinho, do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador


Auditório do Centro de Lazer com os cipeiros e diretores do Sindicato


Trabalho em grupo com Altair Garcia, do Dieese (subseção Sindicato)


Trabalho em grupo com Ana Yara Paulino, do DIEESE


Trabalho em grupo comparticipação d o diretor Luisinho


Trabalho em grupo com o diretor Luisinho


Luisinho acompanha discussão de todos os grupos de trabalho


Trabalho em grupo com Roberto Anacleto, técnico do Dieese (subseção CNTM)

28 de agosto – quarta-feira – Abertura


Elza Pereira, diretora de finanças do Sindicato


Diretora Leninha


Diretor Xepa


Cipeiros metalúrgicos


Adonai Ribeiro, técnico do DSST do Sindicato


Ana Yara Paulino, do DIEESE


Altair Garcia, do Dieese (subseção do Sindicato)

Matéria anterior