O evento contou com as participações de Lula, ex-presidente da República, que enviou um vídeo falando da relevância da classe trabalhadora e do movimento sindical na reconstrução do País, e do deputado federal Paulinho da Força defendendo o fortalecimento do sindicalismo representativo nas lutas pelo desenvolvimento do Brasil com geração de emprego de qualidade para todos.
Miguel Torres, presidente da CNTM, da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, disse que o movimento sindical é essencial para a sociedade brasileira e que precisamos ter uma representatividade maior no Congresso nacional para evitar mais retrocessos. Citou a vitória no Senado em relação à MP 1045, as vitórias no STF perante à reforma trabalhista: com relação às mulheres trabalhadoras grávidas/lactantes e com relação à gratuidade na Justiça do Trabalho à classe trabalhadora.
Para Miguel Torres, um desafio fundamental do momento no País é enfrentar a PEC 32 (reforma administrativa) e garantir os direitos da maioria dos servidores e os serviços públicos de qualidade para a população brasileira. A plenária também falou sobre a importância do 9º Congresso da Força Sindical que será realizado neste final de ano.
Deputado Federal Paulinho da Força