Entidades defendem correção da tabela do Imposto de Renda, redução da taxa Selic, retomada do desenvolvimento industrial e garantia dos direitos trabalhistas, sociais e humanos
Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), e o secretário para assuntos parlamentares, Carlos Lacerda, coordenaram nesta terça, 2 de fevereiro, na sede em Brasília, um debate entre dirigentes sindicais de outras confederações de trabalhadores com o analista político Antônio Augusto de Queiroz, o Toninho, diretor de Documentação do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
“Não aceitamos mais perdas. A crise só será superada com a retomada da economia, valorização da indústria nacional, aquecimento do consumo e respeito aos direitos adquiridos pelos trabalhadores”, diz Miguel Torres, acrescentando que “já passou da hora de o governo reconhecer suas verdadeiras bases”.
A correção da tabela do Imposto de Renda e a redução das altas taxas de juros, que impedem a retomada do crescimento econômico, o equilíbrio das contas públicas e a geração de emprego e renda, também foram reivindicações comuns às Confederações.
“As Confederações têm um papel importante na luta em defesa dos trabalhadores no Congresso Nacional, contra as iniciativas que visam tirar direitos trabalhistas e sociais. Foi, enfim, uma reunião muito importante, mais um passo importante para a união da classe trabalhadora em uma pauta unitária de reivindicações”, diz Lacerda.
As Confederações igualmente registraram sua oposição a perdas de direitos no âmbito da reforma da Previdência Social.
Para Toninho do Diap, foi oportuna a iniciativa da CNTM. “A organização das categorias é fundamental para o enfrentamento no Congresso Nacional das propostas dos setores que atuam politicamente pela retirada de direitos e flexibilização da CLT”. Ele destaca ainda que as mudanças no cenário político diminuíram o ímpeto dos congressistas que vivem com uma pauta conservadora atacando os direitos humanos e os avanços conquistados, por exemplo, pelo desarmamento.
Confederações presentes:
CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos
CNTQ – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico
Conacovest – Confederação Nacional dos Trabalhadores das Indústrias dos Setores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados
Contratuh – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade
CNM – Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Contec – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito
CNTU – Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados
CNTC – Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio
CNTI – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria
Conatec – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios
CNTA – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação