A partir de quinta-feira (1º), a pauta na Câmara dos Deputados é o Financiamento Sindical. Através de uma Comissão Especial os deputados irão estudar e apresentar propostas com relação ao financiamento da atividade sindical.
A contribuição sindical hoje é o que move os sindicatos, seja nas áreas assistenciais (serviços de saúde: como médicos, dentistas, material escolar, etc) ou no próprio funcionamento do sindicato, na luta por melhores condições de trabalho, reajuste salarial para toda a categoria, homologações, entre outros.
“Por se tratar de um tema importante para os trabalhadores e o movimento sindical, estamos acompanhando essa discussão”, lembrou o presidente da Força Sindical de SC, Osvaldo Mafra. “Sabemos que sem essa contribuição muitos pequenos sindicatos não terão sobrevivência e consequentemente os trabalhadores ficarão sem representatividade”, lamentou.
Os sindicatos já sofrem com a intervenção do Ministério Público que cobram maior atuação das entidades, mas sem analisar o trabalho dos mesmos.
“Precisamos de uma regulamentação que nos dê autonomia e legitimidade para que possamos desenvolver os nossos esforços em defesa do trabalhador”, garantiu o residente da central estadual.