CUT, Força e UGT participam da Campanha “Trabalho Decente” nas obras dos estádios da Copa 2014

Fonte: Assessoria de Imprensa da ICM

A divulgação será nesta segunda, dia 4 de março, em Vitória/ES e reunirá sindicatos e autoridades.

Os presidentes da CUT, José Carlos Nunes, da Força, Alexandro Martins Costa, e da UGT, Ari George, no Estado do Espírito Santo participarão nesta segunda-feira, dia 4 de março, a partir das 18h, do lançamento do vídeo da Campanha “Trabalho Decente Antes e Depois de 2014”, elaborado pela Central Internacional dos Trabalhadores da Construção e Madeira (ICM) – considerado o maior sindicato global do ramo no mundo — na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção do Espírito Santo, no centro de Vitoria.

Também foram convidados dirigentes de 27 sindicatos das cidades-sede da Copa do Mundo, a Secretária do Trabalho da cidade da Serra (ES), Fernanda Maria Souza, o vereador Aecio Leite, o Sub-secretário do Trabalho, Tarcisio Vargas e o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, Enésio Paiva Soares, do Espírito Santo.

Elaborado em parceria com Instituto Observatório Social, o vídeo documentário reúne as ações desta Campanha que iniciou em 2011 e envolve 27 entidades sindicais, que representam cerca de 30 mil operários da construção civil que estão trabalhando nas obras dos estádios que sediarão a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. 

Segundo a ICM, a Campanha visa garantir condições de salário e trabalho dignas para os trabalhadores envolvidos nas construções e reformas dos estádios da Copa. Houve avanços importantes, muitas greves e acordos firmados devido à Campanha.

A entidade internacional coordenou campanhas semelhantes, com greves e mobilizações, nas obras da última Copa, na África do Sul. Sua principal meta é garantir que a agenda do Trabalho Decente, seguindo os pressupostos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), seja cumprida durante os preparativos, e depois, da Copa do Mundo nos países sede.

Mais sobre a Campanha
Durante 2011 e 2012, foram desenvolvidas várias ações da Campanha, visando somar forças aos sindicatos das cidades-sede da Copa, como reuniões com os governos locais, visitas aos estádios, assembleias com trabalhadores nos canteiros de obra, e a construção de uma Pauta Nacional Unificada para o setor da construção que resultaram em diversos acordos garantindo melhores condições de salário e trabalho.

Na pauta, os principais pontos tratam da unificação dos pisos salariais, cesta-básica, PLR, plano de saúde, hora-extra, garantia de organização no local de trabalho, adicional noturno, folga familiar e condições de saúde e segurança nas frentes de serviço. O documento foi entregue à Confederação Nacional da Indústria (CNI), ao Ministério do Trabalho e Emprego, à Secretaria Geral da República e ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) no dia 6 de março de 2012.

“A Campanha conseguiu se espalhar para as cidades não sedes da Copa e sindicatos de trabalhadores em grandes obras, inclusive de infraestrutura,  somaram-se a nossa luta.  O êxito que temos tido até agora deve-se a unidade dos sindicatos, independente da central sindical da qual são filiados. A Pauta Nacional, apesar de não estar em vigor, vem sendo uma ferramenta importante nas negociações de acordos e convenções coletivas de trabalho”, destaca o vice-presidente da América Latina da ICM, Edson Bernardes.

Vídeo “Trabalho Decente Antes e Depois de 2014”.
A ICM disponibilizou aos internautas e jornalistas o trailer do vídeo que tem duração de 25 minutos no YouTube. Confira aqui em primeira mão: http://www.bwint.org/default.asp?Index=4726&Language=ES

Pauta: Lançamento do Vídeo da Campanha do Trabalho Decente Antes e Depois de 2014
Data: 4 de março, 2ª feira
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: sede da FETRACONMAG /SINTRACONST: Rua Pereira Pinto 29, centro, Vitória – ES