Na terça, 29/05, Guy Rider manteve encontro histórico com a direção da ADS (Alternativa Democrática Sindical das Américas), no qual esteve presente também a Dra. Maria Helena, diretora de Normas da OIT.
Durante o histórico encontró, o presidente da ADS, Julio Roberto, fez uma explanação sobre o trabalho e rápido crescimento da ADS, que hoje se consolida como a segunda maior organização representativa das Américas com mais de 26 centrais sindicais em 15 países, representando mas de 25 milhões de trabalhadores nas Américas.
Para o secretário geral da ADS, Nilton Souza Neco, o encontro com Guy Ryder, e a presença da Diretora de Normas, Maria Helena, foi muito importante por que demonstra a importância da ADS nas Américas, e o compromisso da OIT as véspera de completar 100 anos, reafirmando seus princípios de luta pela liberdade sindical, o tripartísmos, pluralismos, diálogo social, a democracia e uma sociedade mais justa para todos.
Os dirigentes de ADS também manifestaram ao diretor geral da OIT, a sua preocupação com a grave crises política, econômica, social e humanitária que está acontecendo em países da região, em especial Venezuela, Nicarágua e Brasil.