A diretora Leninha, coordenadora do Departamento da Mulher do Sindicato, participou da 3ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, no Centro de Exposições e Convenções Expo Center Norte, nos dias 8, 9 e 10 de outubro, como uma das vinte delegadas da Força Sindical eleitas na Conferência Municipal.
As propostas definidas nesta etapa estadual, com a participação de 1.300 delegadas da sociedade civil, classe trabalhadora, movimentos sociais e representantes do governo, serão discutidas na Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília, no mês de dezembro. “Nossa luta é por políticas públicas que impulsionem a autonomia econômica, social e política das mulheres”, comenta Leninha.
Segunda ela, as propostas finais serão encaminhadas aos governos federal, estaduais e municipais e as medidas para colocá-las em prática serão cobradas posteriormente. As delegadas querem soluções e avanços para as questões que envolvam os seguintes temas:
* Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho.
* Educação inclusiva, não-sexista, não-racista, não homofóbica e não-lesbofóbica.
* Saúde das Mulheres, direitos sexuais e reprodutivos.
* Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.
* Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.
* Desenvolvimento sustentável no meio rural, na cidade e na floresta, com garantia de justiça ambiental, soberania e segurança alimentar.
* Direito a terra, moradia digna e infraestrutura social nos meios rural e urbano, considerando as comunidades tradicionais.
* Cultura, comunicação e mídia igualitárias, democráticas e não discriminatórias.
* Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia.
* Enfrentamento das desigualdades geracionais, que atingem as mulheres, com especial atenção às jovens idosas.