Foi realizado neste sábado, 28 de julho, em Marília, no Clube do Sindicato dos Metalúrgicos, o segundo Encontro Regional da Campanha Salarial 2018 liderada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. O encontro reuniu dirigentes metalúrgicos de Marília, Lins, Araçatuba, Tupã, Pederneiras, Presidente Prudente, Jaú, Ourinhos e Botucatu para organizar suas entidades na campanha salarial e fortalecer a luta pela manutenção das conquistas da categoria na Convenção Coletiva, impedir o avanço da lei da reforma trabalhista na base e garantir avanços.
Miguel Torres, presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e interino da Força Sindical, participou do encontro e defendeu a unidade de ação dos metalúrgicos nas lutas de resistência em defesa dos empregos, salários e direitos. “Uma participação efetiva nas eleições também é fundamental para que não sejam reeleitos os políticos que votaram contra o sindicalismo e contra os interesses da classe trabalhadora. Precisamos fomentar este debate junto à categoria metalúrgica, buscando aumentar, no voto, as bancadas progressistas, sociais e trabalhistas nos parlamentos e elegendo governantes com propostas desenvolvimentistas, que invistam na inclusão social e na geração de emprego e valorizem os setores produtivos, a indústria brasileira e o mundo do trabalho”.
Eliseu Silva Costa, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, diz que a campanha salarial deste ano será muito difícil. “Temos a crise, o desemprego e a reforma trabalhista que acaba de completar um ano. Nossa força será a ação das diretorias dos sindicatos, bem informadas sobre as questões econômicas, políticas e conjunturais, e a mobilização dos trabalhadores. Na hora de estarmos nas mesas de negociação com o setor patronal, esta unidade fará diferença para as novas conquistas para a categoria”.
Também participaram do encontro: Cláudio Magrão de Camargo Cre (secretário-geral da Federação), Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chiquinho Mococa (vice-presidente), Edison Luiz Venâncio (tesoureiro-geral) e Irton Siqueira Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Marília.
O evento também divulgou a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora, documento elaborado pelas centrais sindicais com apoio do Dieese, e conclamou para que todas as entidades mobilizem os metalúrgicos para o 10 de Agosto “Dia do Basta”, em defesa dos empregos, da aposentadoria e dos direitos.
O primeiro encontro regional foi realizado em São José do Rio Preto, no sábado passado, 21 de julho. Os próximos serão em Mococa, Lorena, Jundiaí e Franca. A Campanha Salarial 2018 é unificada e reúne os 52 sindicatos filiados à Federação que juntos representam em torno de 700 mil metalúrgicos em todo o Estado de SP.