O segundo dia de debates do Ciclo de Palestras da Federação, iniciou com o tema “Indicadores Sociais e Econômicos: reflexos da crise no mercado de trabalho”, ministrado pela economista do DIEESE, Daniela Sandi. A palestra foi mediada pela dirigente do Sindec Canoas, Zuleida Pitol e pela Presidente do Sec Guaíba, Ivone Simas.
Sandi fez uma análise da conjuntura e negociação coletiva. “O ano inteiro mostrou um cenário desafiador. As decisões do campo politico acabam refletindo no campo econômico”, ponderou.
A economista explicou que o nível de desemprego impacta na renda, na autoestima e isso atinge o poder de barganha nas negociações, mas que apesar de todo o contexto negativo, ainda sim em 2015, dados do 1º semestre apontam que 64% das negociações no Brasil fecharam acima do INPC, ou seja, com ganho real.
“A importância do comércio para o crescimento da economia nos últimos anos é visível. O setor foi um dos pilares, crescendo acima do PIB. 70% do PIB veio do consumo das famílias, o que se refletiu no comércio. Em suma, são nove anos seguidos de crescimento do setor”, ressaltou.
Após a palestra, os participantes tiraram dúvidas e falaram das experiências ocorridas em suas entidades.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Fetracos/RS