Mais de 200 jovens participaram do 3º Encontro de Jovens Metalúrgicos nesta sexta-feira, 26 de setembro, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. O evento foi realizado pelo Departamento da Juventude, coordenado pelo diretor Jefferson Coriteac, com apoio dos diretores que integram o departamento (Rodrigo Morais, Emerson, Érlon e Alemão), com presença dos demais diretores, diretoras e assessorias.
A primeira série de atividades contou com a exibição de um vídeo da Box Mídia TV sobre a História do nosso Sindicato, um vídeo com o cantor Taiguara narrando o poema “Um operário em construção”, de Vinícius de Morais, uma dinâmica de grupo entre os participantes e mensagens dos nossos dirigentes.
Foi exibido também o filme Norma Rae, baseado na história real de Crystal Lee Sutton, que liderou uma campanha contra as condições de trabalho oferecidas pela indústria de tecido J.P. Stevens Mill. Clique aqui e saiba mais sobre o enredo do filme. Após a exibição, os jovens encaminharam suas opiniões sobre as primeiras atividades do dia.
“O lema de nosso departamento é Jovens para o Sindicato, Sindicato para os Jovens! Queremos com isto promover atividades que aproximem a juventude metalúrgica das lutas do Sindicato, que, por sua vez, tem interesse em conhecer mais a opinião e as reivindicações dos jovens trabalhadores”, disse Jefferson Coriteac.
“Nossa união é fundamental para darmos continuidade à luta por melhores condições de trabalho, contra os maus patrões que exploram a classe trabalhadora, e por mais espaço na sociedade para a participação política da juventude, que tem potencial e precisa acreditar naquilo em que acredita”, disse Rodrigo Morais.
Campanha Salarial e Eleições de 5 de Outubro
Miguel Torres, presidente do Sindicato, CNTM e Força Sindical, prestigiou o encontro defendendo uma maior participação dos jovens metalúrgicos nas ações do Sindicato, para fortalecer a luta pela manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas e sociais que a classe dominante quer tirar da classe trabalhadora.
Ele falou sobre o andamento das mobilizações da Campanha Salarial 2014 e a possibilidade de a categoria entrar em greve “se os patrões não fizerem uma proposta boa de aumento real”.
Com relação às eleições gerais de 5 de outubro, Miguel Torres defendeu o voto consciente em pessoas comprometidas com os interesses da classe trabalhadora, o desenvolvimento e a geração de empregos de qualidade. “Nós somos trabalhadores, mas os parlamentos costumam ser ocupados pela classe dominante. Chegou a hora de mudarmos esta realidade”.
Elza Costa Pereira, diretora de finanças do Sindicato, também deu seu recado aos jovens.
“Estamos num momento eleitoral importante, com a economia do País sofrendo com a inflação crescente e enormes desafios a serem enfrentados. É, portanto, importante os jovens participarem, discutirem as políticas que fazem parte de nossas vidas e, nas eleições, ajudarem a eleger pessoas que estão ao alcance de nossas mãos”.
Para Elza, os jovens metalúrgicos são o futuro do Sindicato e a interação com os dirigentes sindicais mais experientes é fundamental para a troca de informações e a garantia de novas lutas e conquistas para toda categoria.
Diretor Jefferson |
Diretores Jefferson, Emerson e Rodrigo |
Assessor Nataniel é presença em todas as ações |
Fotos de Tiago Santana e Dea Segura