Em manifesto nacional, fiscais do trabalho comprometidos com a inserção de trabalhadores com deficiência alertam que a proposta a ser votada na Câmara dos Deputados esvaziará a Lei de Cotas, tanto em sua abrangência como no seu poder impositivo.
O documento de 5 páginas aponta que “além de aumentar o desemprego das pessoas com deficiência que se encontram hoje no mercado formal, impedirá o acesso ao emprego de um número expressivo de pessoas, especialmente as com deficiências mais severas, excluídas do mercado de trabalho a espera de exercer um dos mais importantes direitos de cidadania: o do trabalho”.
Ele é assinado pelos Auditores Fiscais coordenadores e integrantes do projeto de Inserção das Pessoas com Deficiência e Reabilitados, do Ministério do Trabalho, que sabem do que estão falando.
Diálogos sobre a Empregabilidade da Pessoa com Deficiência chegará na cidade de São Carlos, em 27 de maio
O primeiro “diálogo” aconteceu no SENAC de Osasco em 05 de abril, organizado pela Diretoria de Ensino, Portal do Trabalhador e Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão. O segundo “diálogo” será realizado no auditório do Sincovaga em 11 de maio, no Centro de São Paulo, organizado pelo Sincovaga, Sintesp, Espaço da Cidadania e vários parceiros (As inscrições já estão esgotadas com 20 dias de antecedência).
A Apae de São Carlos já providenciou o local para o “diálogo” naquela cidade. Organizado pela própria Apae em parceria com a CIF Brasil e outros parceiros pela inclusão. O objetivo principal é estimular o diálogo entre os diversos segmentos da sociedade a respeito do direito da pessoa com deficiência ao trabalho e o cumprimento da Lei de Cotas (Art. 93 da Lei nº 8.213/91).
O encontro reunirá pessoas com deficiência, lideranças de entidades especializadas, empresas, sindicatos, escolas e órgãos públicos comprometidas com a questão.
Fonte: Espaço da Cidadania
Data prevista
• Dia: 27/05/2017 (Sábado)
• Horário: 8h às 13h
• Local: Apae/São Carlos
• Endereço: Av. Profº Luis Augusto de Oliveira, 465 – Vila Marina, São Carlos – SP
Mais informações através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br