Florianópolis (SC): Força Sindical faz denuncia de rombo e pede correção do FGTS

FONTE: Assessoria de imprensa da Força Sindical SC

Entidade estadual fará reunião com todos os sindicatos filiados no próximo dia 10 na capital catarinense
 
Depois da denuncia feita pela Força Sindical (28/05) sobre o rombo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) as centrais estaduais começaram a se mobilizar para também dar entrada numa ação conjunta para pedir a correção do FGTS. A vez de SC será no próximo dia 10 de junho, às 10h no Hotel Brisa Mar.

Os trabalhadores contribuem mensalmente com 8% do seu salário (descontado em folha) que só podem ser retirados em caso de demissão ou para a compra da casa própria, como se fosse uma poupança para o trabalhador. Esse índice é reajustado automaticamente através da TR (Taxa Referencial) que é a calculada pelo BC (Banco Central), mais, 3% ao ano. Só que de janeiro de 1999 a abril de 2013 a TR não chegou a 35%, quando o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) que é levado em conta para as Negociações Coletivas do Trabalhado ficou em 158,8%.

Para o presidente da entidade no estado, Osvaldo Mafra, chegou o momento de buscar os direitos dos trabalhadores.

“Queremos mais do que correção, queremos que o governo assuma o erro e repare imediatamente o FGTS recolhido em 2013”, defendeu o sindicalista. “A reunião com todos os sindicatos filiados a Força Sindical SC tem como objetivo esclarecer todas as dúvidas que possam aparecer com essa ação. Já que será uma ação conjunta”.

A central acredita que unindo forças os trabalhadores só têm a ganhar.