Fórum apresenta relatório sobre reforma da Previdência em maio

Por Edna Simão | De Brasília

Sem compromisso de envio para o Congresso Nacional, o Fórum Nacional de Previdência Social deve ser encerrado em maio com a apresentação de um relatório interno sobre a Reforma da Previdência Social. Inicialmente, as reuniões do fórum acabariam no dia 8 deste mês, mas o calendário foi prorrogado segundo o Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Em fevereiro, na abertura do Fórum Nacional de Previdência, foram definidas as discussões de sete temas do fórum: demografia e idade média das aposentadorias; financiamento da Previdência Social; diferença de regras entre homens e mulheres; pensões por morte; previdência rural (financiamento e regras de acesso); regimes próprios de previdência; e convergência dos sistemas previdenciários. No dia 26 de abril, será debatido o orçamento da seguridade social e no dia 3 de maio a convergência dos sistemas e a experiência internacional.

O objetivo do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, era fechar uma proposta no fórum, em abril, para enviá-­la aos parlamentares. Sem apoio da base do governo, o ministro mudou o discurso e disse que a medida só seria encaminhada quando houvesse uma melhora do cenário. A elevada despesa com o pagamento de aposentadorias e pensões é uma preocupação da equipe econômica. A previsão de déficit para este ano é de R$ 136 bilhões