Hoje (19) e amanhã (20), o Comitê de Política Econômica (Copom) estará reunido para decidir se mantém, reduz ou eleva a taxa básica de juros, hoje nos estratosféricos 14,25% ao ano.
As centrais Força Sindical, UGT, NCST, CSB, CTB e CUT estarão, a partir das 10 horas desta 3ª feira, realizando uma manifestação em frente ao prédio do Banco Central, na av. Paulista, 1.804, para pressionar os tecnocratas do governo a reduzir drasticamente os juros para que o País volte a crescer economicamente e gerar empregos e renda.
Os trabalhadores brasileiros não suportam mais a carga da instabilidade e da insegurança a que vêm sendo submetidos com o aprofundamento da crise, com a quebradeira das empresas e com a perene ameaça do desemprego, que já ceifou cerca de 12 milhões de postos de trabalho no Brasil.
Baixar fortemente os juros representa um sinal verde para que nosso País possa, definitivamente, avançar no seu crescimento econômico e superar a recessão. Para que nós, trabalhadores, possamos manter o nosso sustento e o de nossas famílias.
Reduzir os juros é assumir a empreitada de recolocar o País nos eixos. É acenar com a positividade de quem quer derrotar a crise e de quem confia na classe trabalhadora. É, enfim, uma demonstração de que, unidos em torno de um único ideal, somos fortes e capazes de derrotar qualquer crise.
Paulo Pereira da Silva, Paulinho
presidente da Força Sindical