Aumenta divulgação da prevenção do câncer de mama, e violência contra a mulher é tema do Enem
Outubro representa um marco para as mulheres, um alento na luta que travam diariamente para conquistar seu espaço. A campanha do Outubro Rosa, que trata da prevenção do câncer de mama, foi muito divulgada. “O mundo inteiro tomou conhecimento do tema”, destaca Maria Auxiliadora dos Santos, secretária nacional da Mulher da Força Sindical.
No Brasil, a cor rosa esteve presente no Congresso Nacional e nas ações desenvolvidas pelas entidades sindicais de diferentes categoria em cidades pequenas, médias e nas capitais dos Estados. “Também aumentou o número de mulheres que fazem o autoexame para verificar se têm a doença”, informa Auxiliadora. “Outro fato importante foi o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) sobre a violência contra a mulher, que obriga os jovens a refletir sobre o assunto”, diz. Os dois temas são importantes para as trabalhadoras.
O Outubro Rosa, que tem como símbolo um laço cor de rosa, é uma campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O movimento começou em 1990, na 1ª Corrida pela Cura, em Nova York. Mas apenas em 1997 as entidades começaram a promover atividades voltadas ao tema.
Novembro Azul
Auxiliadora informa que as mulheres da Força vão apoiar a luta dos homens contra o câncer de próstata na campanha Novembro Azul. “Muitos trabalhadores já realizam este exame e, cada vez mais, precisamos aumentar este número”, afirma.
Novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, pois 17 de Novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O ‘Azul’ veio da cor oficial usada como símbolo de combate à doença. Surgiu assim o Novembro Azul, movimento que prioriza ações de conscientização sobre a doença. “A detecção precoce pode salvar vidas”, alertam os especialistas.