Lutas na Dipeck, Yunque, Perfilados Paulista e Fundesp

Os 40 trabalhadores metalúrgicos da Dipeck Logística Ltda, prestadora de serviço instalada dentro da Alstom, na Lapa, decidiram, em assembleia na manhã de terça-feira, 4 de maio, paralisar as atividades a partir de zero hora do próximo dia 11 (terça-feira), em defesa de suas reivindicações. Eles encaminharam a pauta em fevereiro e não tiveram resposta.

Os trabalhadores pedem PLR (Participação nos Lucros ou Resultados), política de cargos e salários, redução da jornada de trabalho, de 44h para 40h semanais, sem redução de salários, pagamento do dissídio coletivo 2009, que a empresa aplicou para apenas uma parte dos funcionários, e delegado sindical.

“Demos prazo até sexta-feira para a empresa abrir negociação. Se a empresa não der resposta, vamos notificá-la com a carta de greve”, informa o diretor do Sindicato David Martins.

Outras mobilizações

Na quarta-feira, 5 de maio, o diretor David coordenou outras assembleias.

Na Yunque
, autopeças localizada no Jaraguá, região oeste de São Paulo, a reunião foi para entregar bicicletas a companheiros metalúrgicos sorteados em uma campanha de capitalização da Metalcred, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Metalúrgicos da Grande São Paulo. Os trabalhadores também aprovaram fazer greve, em data a ser ainda marcada, se a empresa insistir em não negociar com o Sindicato a PLR e a redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução salarial.

Na Perfilados Paulista
, zona oeste da capital, continua a vigília na fábrica para impedir a retirada de maquinário e garantir o pagamento dos direitos trabalhistas.

Conquistas na Fundesp – Já na Fundesp, a jornada de trabalho será reduzida 30 minutos por semestre, a partir de junho.
E, com relação à PLR, o diretor David, que coordenou assembleia nesta quinta-feira, 6 de maio, informou que o valor conquistado foi de R$ 1.200,00, a ser pago em uma primeira parcela até o dia 31 de agosto de 2010 e a segunda parcela até 28 de fevereiro de 2011.
A Fundesp (fundição) fica em Pirituba, zona oeste, e conta com cerca de 110 trabalhadores.
www.metalurgicos.org.br