Segundo o ministro da Fazenda, contudo, a análise dessa possibilidade deve ser feita com “muito cuidado”
SÃO PAULO. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta segunda-feira que o governo ainda está analisando “com muito cuidado” a possibilidade de uma nova liberação dos recursos do Fundo de Garantia de Tempo e Serviço (FGTS), desta vez para o pagamento de empréstimos consignados.
Temos que estudar muito, porque os recursos do FGTS servem para financiar habitação para a população de baixa renda. E, apesar de ter feito um efeito positivo na economia, a época da liberação das contas inativas, esse é um assunto que precisa ser analisado com muito cuidado — disse o ministro a jornalistas, depois de participar de evento do Lide com empresários em São Paulo.
O ministro ressaltou ainda que somente com a reforma trabalhista, que começa a vigorar no próximo dia 11, podem ser criadas no país cerca de seis milhões de vagas de trabalho no país. Segundo ele, o Brasil já saiu da pior recessão da sua história, mas a taxa de desemprego cai mais lentamente do que o crescimento da economia.
— Essa estimativa de aumento no número de postos de trabalho é baseada nas iniciativas semelhantes realizadas em outros países, que geraram essa quantidade de vagas. Já estamos percebendo essa melhora da economia e depois vamos perceber a retomada do emprego — afirmou.
Meirelles afirmou ainda que as estimativas de crescimento para o PIB em 2018 devem ser revistas nas próximas semanas. Segundo ele, o Brasil deve crescer em mais de 2% no próximo ano.
— Falamos em um aumento do PIB em torno de 2%, mas com viés de alta. E isso deve ser revisto.
Por Ana Paula Machado