Metalúrgica Prada: jornada cai para 40h semanais

Fotos Iugo Koyama

Assembleia comemora conquista da redução da jornada

Após uma intensa mobilização pela redução da jornada de trabalho, que levou os trabalhadores da Metalúrgica Prada a decretar estado de greve, a empresa apresentou uma nova proposta, que foi aceita em assembleia na porta da fábrica.

Os 1.100 trabalhadores conquistaram a redução da jornada de trabalho de 41,5 horas para 40h semanais a partir do dia 4 de junho. Com isso, eles passam a trabalhar um sábado e folgar dois seguidos. “Até então, eles trabalhavam sábado sim sábado não. Agora, vão ter mais tempo para descansar e programar outros compromissos”, afirma o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo Carlos Augusto, o Carlão, que negociou com a empresa junto com a comissão de funcionários.

Segundo Jorge Carlos de Morais, o Arakém, secretário-geral do Sindicato que deu forte apoio à mobilização, o acordo garante também um pacote de benefícios, válido por dois anos, em caso de demissão sem justa causa. Quem for demitido neste período receberá indenização complementar de 50% do salário, e terá assistência médica para titular e dependentes, e cesta básica por cinco meses a partir da demissão.


Diretor Carlão, ao lado do secretário Arakém, apresenta proposta aos trabalhadores