Fotos: Newton Bastos
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos-CNTM, presidida por Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, reuniu os membros de seu Conselho de Representantes em Assembleia Geral na segunda-feira, 26 de agosto de 2013, no Rio de Janeiro/RJ.
Os participantes discutiram as atividades desenvolvidas pela CNTM e a participação das entidades filiadas (Federações e Sindicatos) no 30 de Agosto “Dia Nacional de Mobilização pela Pauta Trabalhista” e no 3 de Setembro “Dia de Mobilização contra o PL da Terceirização”.
O evento foi realizado no Windsor Guanabara Palace Hotel, centro do Rio de janeiro. No domingo, 25 de agosto, à noite, os participantes participaram de solenidade comemorativa dos 25 anos de existência da CNTM, com presença de toda a diretoria da CNTM, presidentes das Federações filiadas, dirigentes políticos, presidentes de Sindicatos de Metalúrgicos filiados e representantes de outras categorias.
O diretor José Silva, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, esteve presente à solenidade e Assembleia Geral como representante do Conselho da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
TEMA EM DEBATE: PREVIDÊNCIA SOCIAL
Na segunda, 26, na primeira etapa da Assembleia Geral da CNTM, os participantes tiveram uma palestra com o professor e advogado Ariel Guimarães Fonseca sobre Direito Previdenciário e sua Importância para o Trabalhador.
“Esperamos, em algum dia, contemplar a nossa Previdência Social, como parte da Seguridade Social, cumprindo o seu papel primordial, assistindo o trabalhador/segurado e sua família, de forma igualitária, em obediência aos princípios Constitucionais e, assim, fazendo valer a justiça social e o Estado Democrático, conforme consta do preâmbulo da nossa Constituição Federal, destinada a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, o bem-estar, a igualdade e a justiça, como valores supremos de uma sociedade”, afirma Ariel.
O professor parabenizou a iniciativa da CNTM de propiciar sua palestra aos representantes sindicais dos metalúrgicos trazendo um pouco mais de informações sobre a Previdência Social, que segundo ele “é um direito relevante à sociedade”.
Para Miguel Torres, a expressiva participação na palestra demonstra que um plano de formação sindical em todo o País, que faz parte do conjunto de propostas da CNTM, é um caminho importante para os dirigentes seguirem, pois garante mais conhecimento e força na hora de defenderem os interesses da categoria metalúrgica. “Somos uma categoria forte, organizada. Debater um tema como a Previdência, que é complexo, enriquece e permite levar os novos conhecimentos adquiridos ao nosso cotidiano de lutas”.
Francisco Dal Prá, secretário de finanças da CNTM e presidente da Força Sindical RJ, diz sentir-se com muito orgulho de o Rio de Janeiro sediar a Assembleia e a solenidade de 25 anos da CNTM. “Nós, metalúrgicos, unidos não seremos derrotados”, disse Dal Prá, reafirmando a disposição dos dirigentes de intensificar a luta contra as terceirizações.
O diretor Medeiros, ex-presidente da CNTM e atual secretário do Ministério do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo, participou da solenidade de 25 anos da CNTM e ressaltou a coragem dos fundadores da Confederação e a determinação dos dirigentes de desenvolver a entidade em defesa da categoria metalúrgica em todo o País.