Miguel Torres defende alívio da folha de pagamento

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Miguel Torres (à direita), Paulinho e Juruna durante reunião com o ministro
Gilberto Carvalho e o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Machado

O presidente do Sindicato, Miguel Torres, participou nesta quarta-feira (11), de uma reunião com o ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Machado, para discutir a desoneração da folha de pagamentos. Do encontro participaram também o presidente da Força Sindical, Paulinho, o secretário-geral da Força Sindical, Juruna, e dirigentes das demais centrais.

A proposta do governo é reduzir de 20% para 14% a alíquota da contribuição previdenciária que incide sobre a folha, a partir de 2012. Para compensar a perda de arrecadação, seria criada uma alíquota de contribuição sobre o faturamento das empresas. O governo não informou quais seriam as alíquotas.

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Miguel Torres e Juruna na mesa de discussão sobre
a desoneração da folha de pagamento das empresas

Segundo Miguel Torres, o objetivo das centrais sindicais é a redução da carga tributária e, dessa forma, possibilitar a geração de empregos.

“As empresas contratariam mais e isso também ajudaria a reduzir a informalidade”, afirma Miguel.

Durante a reunião, os sindicalistas cobraram a negociação sobre a redução da jornada de trabalho, que está em discussão no Congresso Nacional, mas sobre isso nada ficou acertado. As discussões sobre a desoneração da folha vão continuar.