Dirigentes da Força Sindical e das demais centrais sindicais estão reunidos agora à tarde com os ministros Carlos Gabas, da Previdência Social, e Miguel Rossetto, da Secretaria-geral da presidência da República, no Palácio do Planalto, para discutir a questão do fator previdenciário.
Nesta reunião, o governo vai apresentar uma proposta alternativa à Fórmula 85/95, para substituir o fator previdenciário usado no cálculo das aposentadorias. A Fórmula foi aprovada pelo Congresso Nacional, depois de ser incorporada à Medida Provisória 664 (que mudou as regras da pensão por morte e do abono do PIS).
A sugestão do governo vai levar em conta a evolução demográfica do país e o aumento da expectativa de vida da população. Na prática, a fórmula 85/95 permite que os trabalhadores se aposentem mais cedo do que pelo cálculo do fator previdenciário. Pelo fator, quanto mais cedo o trabalhador se aposenta, menor será o benefício. O governo argumenta que a fórmula aprovada pelo Congresso compromete a sustentabilidade da Previdência, principalmente no longo prazo.
O assunto também foi posto na pauta da reunião de coordenação política, comandada por Dilma nesta manhã, com 12 ministros.
O secretário-geral da Força Sindical, Juruna, também participa da reunião com os ministros.
.