O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, foi homenageado nesta segunda-feira (30) pelo empenho para a extinção da OJ 419 (Orientação Jurídica), que transformava em rurais 80% dos trabalhadores da indústria da alimentação, composta por um milhão de pessoas em todo o País. Eles foram reenquadrados como industriários.
Outros atores importantes no cancelamento da OJ também foram homenageados, entre os quais, o desembargador Lorival Ferreira dos Santos, presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas, que deu parecer contrário à OJ; Valdir Pestana, presidente da Federação dos Trabalhadores Rodoviários do Estado de SP; deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP); Sérgio Leite, presidente da Fequimfar; e os advogados Cesar Augusto Mello, Amílcar Albieri Pacheco, José Carlos Arouca, Elimara dos Santos e Miguel Valente.
As homenagens foram feitas durante o debate sobre “Organização Sindical – Passado e Futuro “, sobre a Orientação Jurídica, promovido pela Fetiasp. O desembargador Lorival justificou sua atitude dizendo que a OJ tinha uma ligeira inconsistência e levava a interpretações equivocadas.