O dia 8 de julho foi marcado pela grande manifestação dos metalúrgicos de São Paulo e do ABC na Via Anchieta, em defesa da produção e dos empregos. Agora, os trabalhadores estão sendo mobilizados para outro grande ato, no dia 3 de agosto, em São Paulo, em defesa da Pauta Trabalhista.
Vamos cobrar do Congresso Nacional a votação da PEC que reduz a jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salário. E pressionar o governo pelo fim do fator previdenciário, regulamentação da terceirização, ratificação das convenções 158 e 151, da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
O ato do dia 8, promovido pelos sindicatos metalúrgicos de São Paulo e do ABC, com apoio da Força Sindical e da CUT, reuniu cerca de 30 mil trabalhadores e deu um recado ao Governo, para os riscos da desindustrialização, provocado pelas importações desenfreadas, e cobrou uma política industrial para o país, com investimentos em tecnologia, capacitação da mão de obra.
A importação de carros este ano vai ser a maior da história da indústria automobilística brasileira. Vai passar de 5% em 2005 para uns 23% este ano. Os modelos feitos em outros países devem responder por quase um terço do mercado, o equivalente a 1 milhão de veículos – mais que a produção da Volkswagen, maior fabricante do setor, que foi de 826 mil unidades em 2010.
Para continuar no mercado, a fabricante de brinquedos Estrela passou a importar produtos acabados ou componentes. Hoje, cerca de 30% a 40% de sua produção vem da China. A situação da empresa demonstra no que se transformou a indústria de brinquedos no País.
Queremos uma política industrial para frear este processo e fortalecer a produção nacional. Todos na rua dia 3 de agosto!