A diretoria executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) reuniu-se na sede da entidade, em Brasília, na quarta-feira, 4 de março, para debater a conjuntura econômica, as ações do movimento sindical em defesa dos empregos e direitos, as lutas na base metalúrgica e as atividades que a CNTM pretende realizar neste ano como, por exemplo, o 4º Encontro de Comunicação Sindical.
Altair Garcia, do Dieese/Força Sindical, fez uma apresentação mostrando os prejuízos causados pelas Medidas Provisórias 664 e 665, do governo, que alteram e dificultam o acesso dos trabalhadores ao seguro-desemprego e a outros direitos. “Os metalúrgicos de nossa base em todo o País estarão fortes na mobilização da Força Sindical contra a aprovação destas MPs”, diz Miguel Torres, presidente do nosso Sindicato, da CNTM e da central.
Luis Carlos de Miranda, secretário de relações públicas da CNTM, informa que os dirigentes e ativistas metalúrgicos farão no dia 23 de março atos nos estados, principalmente em frente aos órgãos ligados aos Ministérios da Previdência e do Trabalho e Emprego, e, no dia seguinte, 24 de março, estarão juntos com as demais categorias e as centrais sindicais em Brasília para uma mobilização em frente ao Congresso Nacional.
“Outra decisão importante é fazer a próxima reunião da CNTM na Federação dos Metalúrgicos da Região Norte, no dia 17 de junho, em Belém do Pará”, diz Luiz Carlos.