Assessoria de imprensa da Força Sindical
Para fortalecer a participação das mulheres nas negociações e decisões que envolvem o mundo do trabalho, Força Sindical, UGT e CUT realizaram o Seminário Nacional de Gênero e Negociação Coletiva, com o apoio da Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras nas Américas (CSA), entre os dias 3 e 4.
Maria Auxiliadora dos Santos, secretária nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, destacou o papel do movimento sindical para abrir mais espaço para as mulheres na luta por direitos. “Devemos mobilizar as trabalhadoras, pois as mulheres ainda ocupam cargos inferiores em comparação aos homens”, afirmou.
A economista Marilane Teixeira, da Cesit/Unicamp (Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, da Universidade de Campinas), ressaltou que são poucas mulheres que se sentam à mesa de negociação com os patrões. “Precisamos mudar este quadro. As mulheres devem se qualificar para participar mais do processo de negociação coletiva e lutar por mais direitos”, disse.
Além de Maria Auxiliadora participaram do encontro, pela Força Sindical, Aparecida Carmelita de Souza (Costureiras); Maria Euzilene Nogueira (Metalúrgicos SP); Ruth Coelho Monteiro (Têxteis); Vilma Pardinho (Químicos); Regina Strepeckes e Patrícia Rosa de Oliveira (Eletricitários); Edna Maria (Saúde); Elizabete Prataviera (Autônomos); Josileide de Oliveira (Construção Civil).