Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Nota Oficial da Força Sindical sobre declaração do ministro Mantega

A direção da Força Sindical divulgou hoje a seguinte nota sobre a declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a revisão da tabela do Imposto de Renda:

A declaração irônica do ministro da Fazenda, Guido Mantega, revela todo o seu desprezo pelos temas sociais. Ao negar o estudo para corrigir a tabela do Imposto de Renda, o ministro menosprezou a importância do diálogo democrático, estabelecido entre as Centrais Sindicais e o ministro-chefe da Secretaria-Geral da República, Gilberto Carvalho, em reunião realizada no Palácio do Planalto a pedido da presidente Dilma.

Valer lembrar que esteve presente à reunião citada o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, que naquele momento confirmou, diante dos presentes, o andamento do estudo do governo sobre a correção da tabela do Imposto de Renda. Correção esta que, se não for feita, irá penalizar os trabalhadores que obtiveram ganhos reais durante a última campanha salarial.

Temos a nítida impressão de que o insensato ministro, que se encontrava em férias em Trancoso, região nobre do Estado da Bahia frequentada por parte da elite brasileira, voltou com a intenção de implantar a agenda econômica derrotada nas últimas eleições. Aliás, vale lembrar que o ex-presidente FHC passou as férias recentemente na mesma localidade. Será que ambos não se encontraram e “trocaram figurinhas” sobre o receituário do arrocho fiscal, da restrição ao crédito e do achatamento dos salários?

Reafirmamos nossa intenção em dialogar democraticamente com o governo, e com o Congresso Nacional, e lutar por um salário mínimo de R$ 580, pela correção da tabela do Imposto de Renda e pelo reajuste para os aposentados e pensionistas que ganham valores acima do piso nacional. Estes temas são estratégicos para o enfrentamento das desigualdades sociais existentes, para uma melhor distribuição de renda e para a erradicação da miséria no País.

A relação democrática que os representantes dos trabalhadores tiveram durante o governo Lula só resultou em benefícios para a sociedade brasileira. Acreditamos na sensibilidade social do novo governo que se inicia nas questões que envolvem os menos favorecidos economicamente.

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical