A diretora Euzilene Nogueira, Leninha, coordenadora do Departamento da Mulher, do Sindicato, participou da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada de 9 a 11 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento teve como tema “a promoção de direitos, participação e poder para as mulheres”.
A Conferência reuniu cerca de 3 mil mulheres de todas as regiões do Brasil, entre elas, a diretora regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Luiza Carvalho..
Promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, com o apoio da ONU Mulheres, as discussões abordaram, entre outros temas, a contribuição de conselhos de movimentos feministas para a efetivação da igualdade de direitos; estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal, assim como o sistema político com participação das mulheres e igualdade e sistema nacional de políticas para as mulheres.
“A 4ª Conferência de Políticas para as Mulheres é um momento importante para a defesa da democracia brasileira por meio da proposição de políticas relacionadas à diversidade de pautas das mulheres brasileiras”, disse Luiza Carvalho.
O tema desta edição, “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, vem sendo abordado desde junho de 2015 quando começaram as etapas municipais da conferência.
Para a representante da ONU Mulheres Brasil, Nadine Gasman, a conferência é um espaço estratégico para o empoderamento político das mulheres. “A partir das suas diferentes realidades e vivências, as mulheres levaram novos desafios para a participação política”, disse.
A saúde da mulher, com foco no Zica vírus e suas consequências, também foi discutido.