Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

GÁS VIROU SINÔNIMO DE CARESTIA

Chama atenção na pauta Salarial dos Metalúrgicos da Força Sindical, que agrega 54 Sindicatos no Estado de SP e cerca de 700 mil trabalhadores, a reivindicação por vale-gás.

A ideia surgiu do Sindicato de São Paulo e Mogi das Cruzes, presidido por Miguel Torres, que também preside a Força Sindical e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

A Agência Sindical ouviu Miguel Torres. Confira os principais trechos:

Carestia – “Na verdade, o preço do gás virou sinônimo de carestia. Arroz, feijão, carne, está tudo caro. Mas pra que sejam preparados é preciso usar o gás”.

Abono – “Tradicionalmente, em épocas de pico inflacionário, o movimento sindical reivindica algum abono. Penso que o vale-gás é o abono dos tempos atuais”.

Antecipação – “Nossa data-base é novembro, mas a urgência imposta pela alta dos preços orienta que a gente reivindique o vale antes e durante a campanha”.

Assunto – “Em qualquer rodinha em porta de fábrica ou na família, o preço do gás está sempre presente”.

Mínimo – “O salário mínimo líquido pago ao trabalhador, depois de descontada a Previdência, é de R$ 1.017,50. Tem muito lugar pelo Brasil em que o botijão custa 10% disso ou mais”.

Alta – “O aumento na cesta básica, segundo o Dieese, passou de 22% em 12 meses. Devemos fazer de tudo pra reduzir na vida do trabalhador o impacto da alta de preços”.