Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Mobilização: Sindicalistas na luta pelo trabalho decente

Fonte: Força Sindical

decente

A Assembleia e a Campanha Salarial são complementares, pois não existe trabalho decente sem reajuste

A luta pelo Trabalho Decente será destacada pela Força Sindical na assembleia regional dos metalúrgicos na Região Sul de São Paulo. “O Dia Mundial do Trabalho Decente é 7 de outubro, mas consideramos adequado lembrar a data em uma assembleia de trabalhadores em campanha salarial num momento difícil, com demissões devido a crise econômica”, diz Miguel Torres, presidente da Central.

A assembleia e o Ato pelo Trabalho Decente são complementares, pois não existe trabalho decente sem reajuste salarial. A categoria, que tem data-base em 1º de novembro, está em campanha salarial em todo o Estado de São Paulo.

Miguel lembra que “a manifestação pelo Trabalho Decente faz parte de uma campanha internacional da CSI (Confederação Sindical Internacional), da qual somos filiados, para uniformizar medidas básicas de proteção na área de saúde e quanto aos salários dos trabalhadores, para evitar que as empresas explorem mão de obra barata em outros países”.

Em 2003, o governo federal resolveu promover uma Agenda do Trabalho Decente no Brasil. “De lá para cá tivemos resultados expressivos, como a regulamentação da profissão das domésticas e a fiscalização do trabalho escravo, entre outros”, afirma João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical. Em 2015, as Centrais intensificaram a luta para manter os direitos sensibilizando os parlamentares no Congresso, e obtivemos conquistas para os aposentados e a manutenção da política de valorização do salário mínimo.

Campanha Salarial
Os metalúrgicos da Força entregaram a pauta de reivindicações à Fiesp e demais grupos patronais e esperam chegar a um acordo até o até 31 de outubro. Até lá, o Sindicato vai realizar assembleias regionais de mobilização para pressionar os patrões e preparar a categoria para uma greve, caso eles neguem o reajuste salarial.

Veja abaixo o calendário das assembleias:

Dia 14/10, Quarta-feira – Zona Sul
Assembleia às 8h, na Av. das Nações Unidas, altura do nº 22.002, em frente à MWM, vai reunir trabalhadores de várias metalúrgicas da região.

Dia 20/10, terça-feira – Zona Leste
Assembleia às 8h, na Rua Osmano Ungaretti, Itaquera (o local fica próximo ao Atacadão da Avenida Jacu Pêssego, atrás da empresa Forusi).

Dia 21/10, quarta-feira – Mogi das Cruzes
Assembleia às 8h, na Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, 200, Vila Industrial (em frente à empresa Rinnai Brasil)

Dia 22/10, quinta-feira – Zona Oeste
Assembleia às 8h, na Rua Friedrich Von Voith, 825, bairro Jaraguá, em frente à Voith (referência:  Av. Raimundo Pereira de Magalhães com Estrada do Corredor)

Dia 27/10, terça-feira – Zona Norte
Assembleia às 8h, na Rua Freire Bastos, 89, Jaçanã, (em frente à Aliança Metalúrgica, próximo ao supermercado Bergamini)

Dia 28/10, quarta-feira – ZONA LESTE
Assembleia às 8h, na Praça Lorenzetti com Av. Arno, na Mooca