Fonte: OIT Brasil
Organização Internacional do Trabalho lança hoje campanha de Carnaval protagonizada pelo artista baiano Durval Lelys. Evento acontecerá às 17h no Pereira Café, no 3º piso do Shopping da Bahia, e será aberto à imprensa.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lança hoje em Salvador a campanha “Carnaval Consciente, Trabalho Decente”, protagonizada pelo artista baiano Durval Lelys. O evento acontecerá às 17h no Pereira Café, no 3º piso do Shopping da Bahia, e será aberto à imprensa.
Feita em parceria com os Ministérios do Trabalho e Previdência Social e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério Público do Trabalho, o Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura Municipal de Salvador – além de organizações de empregadores e de trabalhadores, Humanizar e o Shopping da Bahia – a campanha busca informar e sensibilizar o público para a importância do Trabalho Decente durante o carnaval, realizado em condições dignas e sem qualquer tipo de discriminação, com respeito aos direitos, à proteção social e à liberdade de organização e de negociação coletiva.
O lançamento contará com a presença do Diretor do Escritório da OIT no Brasil, Peter Poschen; do Secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Álvaro Gomes; do Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho da Bahia, Alberto Balazeiro; do Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, José Maria Dutra; do Diretor da Central do Carnaval, Geraldo Albuquerque; e do representante do Sindicato dos Cordeiros do Estado da Bahia (SINDICORDA), Matias Silva, além de autoridades da Prefeitura Municipal de Salvador.
A campanha “Carnaval Consciente, Trabalho Decente” é uma ação de um projeto piloto da OIT para a promoção do trabalho decente em grandes eventos, realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, representado pela Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Estado da Bahia (SRTE-BA), o Ministério Público do Trabalho, por intermédio da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (PRT-5), o Governo do Estado da Bahia, a Prefeitura Municipal de Salvador e organizações de empregadores e de trabalhadores.
O foco das peças da campanha são cordeiros (trabalhadores/as responsáveis por delimitar com cordas os espaços aos associados dos blocos), catadores/as de resíduos sólidos e vendedores/as ambulantes, além da prevenção e do combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes.