Começou no dia 8 de fevereiro, na Praia Grande, a 19ª edição do Projeto Verão Sem AIDS – Valorizando a Vida. Até o Carnaval, atividades como caminhadas, shows musicais, apresentação de humoristas e teatro nas Colônias de Férias dos Metalúrgicos, Químicos e Comerciários, na Avenida dos Sindicatos, vão marcar o projeto desenvolvido pela Força Sindical Estadual no litoral. Haverá ainda a distribuição de materiais informativos e preservativos, para que banhistas, trabalhadores e população sejam conscientizados da doença e possam se prevenir.
Participe! A companheira Yara, diretora do Sindicato dos Metalúrgicos e membro da comissão organizadora do evento, informa que também serão distribuídos brindes aos participantes – medalhas, camisetas, squeez, viseiras, sacolas bag e de lixo para carro, abanador e sacolas plásticas.
19ª Edição
O Projeto Verão sem AIDS está completando 19 anos. Teve início em meio às discussões sobre a AIDS nos locais de trabalho. O Departamento de Saúde do Trabalhador da Fequimfar sentiu a necessidade de planejar ações que tivessem como principal objetivo prevenir e diminuir o número de casos de contaminação entre os trabalhadores. Assim, em 1996, aconteceu a 1ª edição do Projeto Verão sem AIDS.
Desde então, o Projeto tem sido realizado de várias formas, com palestras, oficinas e shows nas areias da praia. A distribuição de preservativos para a população, turistas e empresas do polo petroquímico da Baixada Santista e comunidades locais são tradição e acontecem durante todo o verão, até o Carnaval.
Hoje é uma campanha reconhecida e citada no livro “HIV/AIDS no Mundo do Trabalho: As Ações e a Legislação Brasileira”, uma publicação da OIT (Organização Internacional do Trabalho), como sendo um trabalho sério realizado por uma entidade sindical brasileira, que tem obtido êxito no campo da conscientização e prevenção da temática da AIDS.
A campanha é encampada pela Força Sindical Nacional, presidida por Miguel Torres, junto à organização e apoio da Força Sindical SP, presidida por Danilo Pereira, além da Fequimfar, Fecomerciários, Sindicato dos Metalúrgicos de SP, Federação da Alimentação, Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical e Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de SP.
“O movimento sindical está fazendo a sua parte, promovendo ações que informam, educam e conscientizam, valorizando a vida, o nosso bem mais precioso”, afirma João Donizeti Scaboli, 2º Secretário de Segurança e Saúde do Trabalhador da Força Sindical, representante do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Consultivo da Fundacentro.