Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Por 7 a 4, STF evita prisão de Lula até 4 de abril

DIAP

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (22), num processo relativamente rápido, por 7 a 4, adiar para 4 de abril o julgamento do habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Luiz Inácio Lula da Silva para evitar a prisão do ex-presidente. A data escolhida é quando acontece a 1ª sessão do STF após o feriado prolongado da Páscoa, que começa nesta quinta para os ministros.

stf plenario 22 03 18
Sessão do STF que decide pedido da defesa para evitar prisão de Lula. Joédson Alves | EFE

A corte também concedeu liminar requerida pela defesa que impede que Lula seja preso até que seu habeas corpus seja julgado. Com a decisão, o ex-presidente ganha tempo. Embora o julgamento de seus recursos esteja marcado para a próxima segunda-feira (26) pelo TRF4, em Porto Alegre, o petista não pode ser preso imediatamente ainda que o Tribunal decida por manter sua condenação.

Lula foi condenado pelo TRF-4 a 12 anos e 1 mês de prisão pelo caso do tríplex do Guarujá (SP). Os advogados do ex-presidente pedem que ele fique em liberdade até que sejam esgotados todos os recursos nas últimas instâncias. Do lado de fora do Supremo, em Brasília, manifestantes a favor e contra Lula protestaram. (Com portal El Pais Brasil)