Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Saiba quais são as vantagens de ser sindicalizado

Karla Santana Mamona

Profissional sindicalizado pode contribuir diretamente com opiniões ou sugestões, com o objetivo de melhorar as relações e as condições de trabalho

O profissional sindicalizado tem algumas vantagens. É comum que os sindicatos ofereçam aos filiados assistência jurídica, médica e odontológica, descontos em escolas de idiomas, faculdades e até mesmo colônias de férias.

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, afirma que, apesar desses serviços oferecidos, a principal vantagem em se sindicalizar é ajudar a fortalecer a negociação entre a categoria do profissional e os empregadores.

“Ao aderir e pagar a taxa mensal, o sindicato tem condições de contratar bons advogados e outros profissionais que beneficiarão os trabalhadores. A mensalidade é diferente da contribuição sindical. Os valores da taxa variam segundo cada sindicato”, diz.

Já o responsável pelo Núcleo Trabalhista do escritório Tostes e Associados Advogados, Rui Meier, acrescenta que o profissional sindicalizado pode contribuir diretamente com opiniões ou sugestões, com o objetivo de melhorar as relações e as condições de trabalho.

Proteção – As vantagens são restritas aos serviços oferecidos e às sugestões, já que as pessoas filiadas não têm nenhum benefício em relação à legislação trabalhista.

“Ninguém é obrigado a se sindicalizar. Não é permitido que a pessoa sindicalizada tenha mais proteção”, afirma o advogado e sócio do escritório Moro e Scalamandré Advocacia, Marco Antonio Loduca Scalamandré.

Como um aspecto negativo dos sindicatos, Meier indica a ausência de liberdade sindical, pois a Constituição permite apenas um sindicato de cada setor por município. “A falta de escolha por parte dos trabalhadores pode tornar o sindicato ilegítimo”, diz.

Sindicatos no Brasil – No Brasil, o número de sindicalizados, em 2009, era de 16,45 milhões, o que correspondia a 17,7% da população, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na análise por região, o Sul era a que detinha o maior percentual de sindicalizados, de 20,7%, seguida do Nordeste (19,3%), Sudeste (17%), Centro-Oeste (14,2%) e Norte (14,1%).