Segurança e saúde entram na pauta de negociações do PAC


Miguel Torres na mesa de negociação com
representantes do governo e empreiteiras

A comissão tripartite – centrais sindicais, construtoras e governo – que definirá regras para as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) criará um subgrupo para estabelecer medidas na área de saúde e segurança no trabalho.

A informação é de Miguel Torres, vice-presidente da Força Sindical, que participou da reunião realizada nesta quinta-feira (dia 12), no Palácio do Planalto, com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da presidência da República, representantes das construtoras e das empreiteiras.

Nas obras da hidrelétrica de Jirau, em Rondônia, um trabalhador está desaparecido desde o dia 14 de abril, quando ocorreram os conflitos no local. Outro, que trabalhava no setor de concreto, morreu na madrugada de sábado, segundo Antonio Acácio Amaral, presidente da Força Sindical RO.  “A informação foi veiculada no sábado no Diálogo Diário de Segurança, uma espécie de serviço de som veiculado depois do café da manhã”, informou.

Para Miguel Tores, é importante as empresas assumirem o compromisso de aumentar a segurança dos trabalhadores nas obras.