Seminário internacional debate nanotecnologia, sociedade e meio ambiente

Os técnicos Thomaz Ferreira Jensen, da Subseção do Dieese no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, e Ana Yara Paulino, da área de saúde, participarão do XIII Seminário Internacional Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente. O evento será realizado de 25 a 28 de outubro, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), em Chapecó (SC).

Em 27 de outubro, Thomaz será um dos palestrantes da mesa “A governança dos riscos laborais da nanotecnologia” e o “Marco legal de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

A atividade também contará com apresentações de Arline Sydneia Arcuri e Luís Renato Balbão Andrade, ambos da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro). O tema será debatido por Luís Carlos de Oliveira, diretor do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; Sebastião Neto, do Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (Iiep); Antônio Felipe Goulart, do Sindicato dos Petroquímicos de Triunfo, e José Renato Alves Schmidt, da Fundacentro.

Em seguida, Ana Yara debaterá, junto com Maria Aparecida Lucca Caovilla, da Unochapecó, na mesa Perspectivas a partir de propostas de inovação tecnológica do Norte e do Sul. No dia seguinte, ela participará de debate sobre Engajamento público e controle social na governança dos riscos da nanotecnologia: perspectivas a partir do novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação do Brasil. O tema também será debatido por Paulo F. C. Fonseca, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Ana Elisa Murani.