A produção industrial do país caiu 0,9% em fevereiro na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais. Em janeiro, a produção aumentou 0,3% sobre dezembro, dado revisado de uma alta de 2%. A atividade do setor em dezembro do ano passado, ante novembro, também teve revisão significativa ao passar de queda de 3,2% para recuo de 1,6%.
Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). <span>O resultado de fevereiro ante janeiro veio melhor que a média prevista por 16 analistas consultados pelo Valor Data, de queda de 1,5%. O intervalo das estimativas ficou entre recuo de 2,5% e alta de 0,4%.
Na comparação com fevereiro de 2014, a produção industrial brasileira diminuiu 9,1%. No primeiro bi mestre do ano, a produção industrial acumula queda de 7,1% e, em 12 meses, cai 4,5%.
A comparação entre fevereiro e janeiro mostrou queda de 4,1% na produção de bens de capital, já com ajustes sazonais. A produção de bens intermediários caiu 0,1%, enquanto a de bens de consumo duráveis recuou 0,4% e a de bens de consumo semi e não duráveis recuou 0,5%.
Em relação a fevereiro de 2014, a produção de bens de capital caiu 25,7%, a de bens intermediários recuou 4%, ao passo que a produção de bens de consumo duráveis cedeu 25,8% e a de bens de consumo semi e não duráveis caiu 8,9%.
No acumulado do ano, a produção de bens de capital caiu 21,1%, a de bens intermediários recuou 3,2%, ao passo que a produção de bens de consumo duráveis cedeu 20,1% e a de bens de consumo semi e não duráveis caiu 6,9%.