Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Força Sindical e sindicatos fazem ato em São Paulo para celebrar o Dia Internacional das Mulheres

fotos: Jaélcio Santana

Sindicalistas da Força Sindical e de sindicatos filiados realizaram nesta sexta, 8 de março, um ato na Estação do Metrô Brás, São Paulo, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. As lideranças sindicais distribuíram o panfleto “Reforma da Previdência também é violência!”, manifestando indignação e alertando a sociedade sobre a nefasta Reforma da Previdência, do governo federal, que prejudica e penaliza o povo brasileiro e, principalmente, as trabalhadoras.

Miguel Torres, presidente da central, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, alerta que o projeto de Reforma da Previdência, que está em tramitação no Congresso Nacional, em Brasília, retira direitos, aumenta a desigualdade social, diminui muito os valores pagos e dificulta a aposentadoria dos brasileiros e das brasileiras.

“Devemos, não só hoje no Dia Internacional das Mulheres, mas em todos os dias, alertar a sociedade sobre os prejuízos que todos teremos caso esta reforma seja aprovada da forma que foi apresentada”, diz Miguel Torres. Entre os absurdos, o panfleto destaca a intenção do governo de querer pagar um benefício com valor menor que um salário mínimo. “O governo quer excluir e dificultar os direitos previdenciários ou retardar o acesso a esses direitos.”

Maria Auxiliadora dos Santos, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Força Sindical, lembra que somente com ampla mobilização das entidades sindicais, união dos trabalhadores e movimentos sociais será possível impedir estes retrocessos. “Neste Março Mulher, estaremos nas ruas, nas portas de fábricas, nas lojas de comércios, para alertar e esclarecer a sociedade sobre esta nefasta reforma da Previdência, que nada mais é que uma forma de violência contra os direitos das mulheres trabalhadoras”.

Jorge Carlos de Morais, o Arakém, secretário-geral do Sindicato, lembra que a luta sindical diária deve contemplar sempre os interesses e reivindicações das trabalhadoras contra as injustiças e as desigualdades.

A diretora Leninha, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, responsável pelo Departamento da Mulher, também participou do ato juntamente com as diretoras Alsira, Sonete, Yara e Ester, com apoio total dos diretores e equipes. Também são da diretoria do Sindicato as companheiras Elza e Cristina.

“Esta data é importante para celebrarmos as lutas das mulheres que garantiram importantes avanços ao longo da história e para nos fortalecermos nas ações atuais e futuras por um Brasil e um mundo mais justo, sem violência e sem desigualdades”, disse Leninha.

Clube de Campo – sob a coordenação do Departamento da Mulher, será realizado no sábado e domingo o Encontro Março Mulher Metalúrgica, com palestra, exibição do filme “Acorda Raimundo, Acorda!”, debate, diversas atividades e lançamento do projeto Mais Livros.