Na manhã de sexta-feira (29), foi fechado acordo coletivo entre os trabalhadores de Belo Monte e o CCBM – empresa responsável pelas obras na Volta Grande do Xingu, a mediação feita pelo SINTRAPAV surtiu o melhor resultado possível para os trabalhadores, as assembleias aconteceram simultaneamente nos 3 maiores sítios da Obras e contou com a participação em massa da categoria.
“Foi um momento muito importante, as negociações desta
sexta-feira, trabalhamos com afinco para conduzir de forma transparente as informações aos nossos trabalhadores, o resultado garantirá ainda mais direitos aos nossos operários”, disse o presidente do Sintrapav Giovani Resende Silva.
Resultado da mesa de negociações:
• Redução de 180 para 90 dias de baixada (visita à família).
• Aumento no vale-alimentação, de R$ 200 para R$ 260 (ganho de 30%).
• Aumento de 12% na PRL – Participação de Lucros ou Resultados.
• Primeiro sábado de folga para os trabalhadores, logo após o pagamento (para fazerem transferências bancárias e outros compromissos).
• Recesso de 15 dias, a partir de 22 de dezembro: Quem tem direito a baixada, fica em casa 10 dias, além de outros 5 dias abonados; Quem não tem direito a baixada fica os 10 de férias coletivas, além de 5 dias abonados; nos dois casos ainda terão passagens de ida e volta pagas por conta do CCBM.
• Os dias de greve não serão descontados dos trabalhadores.
O presidente e a diretoria do SINTRAPAV, parabenizam todos os trabalhadores pela confiança no Sindicato, e no bom senso durante as assembleias, que resultou em garantia de direito a todos.
A greve foi finalizada, e todos os operários voltaram ao trabalho. Houve veículos disponíveis para transportar os operários até os canteiros de obras.
Essa foi uma das mais tranquilas negociações em acordo coletivo, e teve também um dos melhores resultados para a categoria. Não foi registrado nenhum ato de vandalismo, depredação ou violação de direitos durante o período de greve.
FONTE: Assessoria de imprensa do Sintrapav-PA