Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Conquista do voto feminino e os atuais desafios

“Só haverá plena cidadania, quando houver a equiparação de direitos entre homens e mulheres. Nesta direção, celebraremos em 2024 os 90 anos da conquista do direito constitucional do voto feminino no Brasil. Esta conquista, como tantas outras, foi muito difícil.

As mulheres não podiam votar, não podiam concorrer a cargos públicos e não tinham quem as representasse ou tivesse interesse em ouvir suas reivindicações.

Há ainda muitos desafios a serem enfrentados. As companheiras têm lutado muito pelo empoderamento, para que possam participar e ocupar cada vez mais cargos e funções com espaço e poder de decisão: na política, nos partidos, nas empresas, na educação, no mundo do trabalho e em vários outros setores da sociedade.

O Março Mulher, mês de celebração do Dia Internacional da Mulher (8 de Março), será oportuno para amplificarmos este debate, principalmente neste ano de eleições municipais, em reconhecimento ao esforço histórico pela conquista do voto feminino no Brasil e às lutas atuais por mais direitos. A luta faz a lei!”.

Miguel Torres Presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes