Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Curso de Delegados em São Paulo e Mogi

O nosso Sindicato promoveu mais um Curso de Formação Sindical na sexta-feira (4 de julho), no Palácio do Trabalhador, e no Clube de Campo em Mogi das Cruzes (sexta e sábado). Cerca de 100 delegados sindicais participaram desta iniciativa que é vital para o fortalecimento das lutas da categoria metalúrgica em São Paulo.

O evento contou com a presença do presidente do Sindicato e da CNTM, Eleno Bezerra, do presidente da Força Sindical, o Paulinho, do Secretário-Geral do Sindicato e coordenador dos cursos, Miguel Eduardo Torres, e da Tesoureira-Geral, Elza Costa Pereira.

Após a abertura, os delegados sindicatos assistiram e debateram o documentário “Nossos Bravos”

“Nossos Bravos ” é um filme sobre a história da luta dos trabalhadores brasileiros no início do século XX. Com atores como Lelia Abramo, Dionizio Azevedo, Dulce Muniz e Gésio Amadeu, são abordadas as principais greves ocorridas entre 1900 e 1930.

 
Delegados Sindicais participam dos debates

Com belas imagens da época, fatos e jornais sindicais, “Nossos Bravos” apresenta as primeiras formas de organização dos trabalhadores, como as Associações de Socorro Mútuo e as Ligas de Resistência até a fundação da COB (Central Operária Brasileira), em 1908. No filme, a Greve Geral de 1917, em São Paulo, é revista em detalhes: a formação do Comitê contra a Carestia, as reivindicações salariais, a jornada de trabalho de 8 horas e a morte do sapateiro anarquista Antonio Martinez. Fala das conquistas da greve: o aumento salarial, a realização da primeira negociação entre trabalhadores, patrões e governos. Retrata também as greves de 1918 e 1919, que visavam a implementação do acordo de 1917 e do refluxo do movimento sindical nos anos 1920.

Mostra a repressão contra os trabalhadores, as deportações e como os patrões se organizavam para enfrentar a luta da classe operária. Aborda ainda as correntes sindicais que existiam na época, suas disputas e suas visões de mundo. Todas estas histórias são contadas em “Nossos Bravos” de forma acessível e leve, como mostra a cena em que novos e velhos militantes sindicais se encontram em uma festinha de aniversário. É nesse bate-papo descontraído que é mostrada a importância das greves e dos sindicatos, estimulando a organização de uma Greve Geral.

Indicações de uso: Pelo seu formato de novela e pela bela imagem do início do século, “Nossos Bravos” é um ótimo filme para aulas de História, para cursos de Formação Sindical e para debates políticos que tenham como temas a história do Brasil no início do século XX e a luta dos trabalhadores.

Ficha técnica
Data: 1983
Direção: Peter Duerback e Joel Zito Araújo
Duração: 31 minutos
Realização: Dieese e Montevideo

Contato
Tel.: (11) 3874-5366
E-mail: imprensa@dieese.org.br
Página: www.dieese.org.br 

A importância dos Delegados Sindicais – “Os delegados sindicais são companheiros com consciência da necessidade de organização para contribuir com o trabalho do nosso Sindicato nas empresas. São eles os responsáveis pela imediata identificação dos problemas cotidianos nas fábricas, visando um ambiente de trabalho saudável e seguro, e pelo encaminhamento ao Sindicato das reivindicações dos trabalhadores. Os delegados são um elo de comunicação entre os trabalhadores e o Sindicato na mobilização das campanhas salariais”, analisa Miguel Eduardo Torres, Secretário-Geral do Sindicato e coordenador dos cursos.

Temas em debate – A antecipação da Campanha Salarial 2008 foi um dos principais temas deste Curso. O objetivo é  preparar a categoria metalúrgica para a elaboração de uma pauta de reivindicações e enfrentar uma campanha difícil, principalmente porque o Banco Central está responsabilizando os salários pelo aumento da inflação, e elevando os juros da economia, e os empresários já estão dizendo que não darão aumento real, justificando que não podem repassar aos preços para não aumentar a inflação.

Além disto, os delegados sindicais debateram a importância da Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais e da ratificação da Convenção 158 da OIT (contra as demissões imotivadas) e as ações em defesa do desenvolvimento, por mais investimentos no setor produtivo, pela redução dos juros e da carga tributária, por mais empregos, mais segurança e saúde nos locais de trabalho e por políticas públicas que garantam justiça social e o fim da miséria e da violência em nosso País.

Outros debates e atividades: já no Clube de Campo, os delegados sindicais participaram da exibição e debate sobre o filme “Eles não usam black tie”, e ficaram sabendo mais sobre a história do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da presença da mulher trabalhadora no movimento sindical brasileiro.

Sobre o filme “Eles não usam black tie” (1981, Brasil) – dirigido por Leo Hirszman

Além de seu valor artístico e estético, o filme registra, através da história fictícia sobre a relação entre o operário e líder sindical Otávio e seu filho, o jovem operário Tião, a vida operária e da ocorrência da greve dos metalúrgicos de São Paulo em 1979 no período final da ditadura militar no Brasil (1964/1985).

A luta de classes, a exploração da mão de obra e a velha contradição entre o capital e o trabalho – mostrando vidas em que o trabalho é pesado e o dinheiro é escasso dão base para a história, que gira em torno da relação entre o operário e líder sindical Otávio e seu filho, o jovem operário Tião. (Fonte: Força Sindical www.fsindical.org.br Pesquisa: Carolina Ruy).

Os cursos contam com o imprescindível apoio dos Assessores Técnicos do Sindicato: José Osmair Polisel (Jop), Jorge Luis Pereira (Feijão) e Valdir Chaim.

 
Eleno Bezerra, presidente da CNTM e do Sindicato
 
Miguel Torres, Secretário-Geral do Sindicato
 
Paulinho, presidente da Força Sindical
 

Autor: Val Gomes
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato