Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Salário Mínimo digno, já!

 

A Força Sindical declara apoio à aprovação urgente da retomada da Política de Valorização do Salário Mínimo. Propomos que o valor do salário mínimo em 2023 seja de R$ 1.343,00, considerando a estimativa da inflação de 2022 somado ao PIB de 2021. Ressaltamos que esse valor é proposta aprovada pelas Centrais Sindicais.

Valorizar o piso nacional é uma ótima oportunidade de o governo federal demonstrar sensibilidade social e contribuir para distribuir renda e diminuir as desigualdades no País. Assim como, a tabela do Imposto de Renda, com defasagem que chega 148%, deve ter uma correção justa e progressiva.

A Política de Valorização do Salário Mínimo que vigorou entre 2007 a 2019, instituída a partir de negociação entre o movimento sindical brasileiro e o governo federal, tem um enorme alcance como política pública, atingindo milhões de pessoas entre assalariados e de outros beneficiários de políticas sociais.

A elevação do piso nacional contribuiu para reduzir as perdas econômicas de categorias de trabalhadores e de aposentados. A política estabeleceu, ao mesmo tempo, uma regra permanente e previsível, promovendo uma recuperação gradativa.

A Força Sindical conclama os parlamentares a se somarem na justa luta em prol de um país mais justo e igualitário. E nós, do movimento sindical, insistimos que a valorização da política do salário mínimo seja uma política de Estado, e não apenas de governo.

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes