Centenas de trabalhadores metalúrgicos de várias empresas da região leste da capital participaram da assembleia regional de mobilização da Campanha Salarial, realizada na manhã desta terça-feira, 20 de outubro, em Itaquera.
Esta foi a segunda de várias assembleias que serão realizadas em todas as regiões da capital, em Mogi das Cruzes e Poá neste mês de outubro.
Com data-base em 1º de novembro, a categoria metalúrgica reivindica reposição das perdas, aumento real, manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva.
Miguel Torres, presidente do Sindicato, CNTM e Força Sindical, liderou a mobilização: “O País está passando por uma crise econômica e política muito forte, com aumento galopante do desemprego e sem perspectiva de saída. Precisamos corrigir os rumos desse País e nossa campanha salarial é parte disso. Exigimos uma política de desenvolvimento nacional. A categoria metalúrgica está se manifestando e não vai se abalar”.
Os trabalhadores da zona leste também foram convocados para a Assembleia de avaliação da Campanha no dia 28 de outubro, quarta-feira, às 18h, na sede do Sindicato, que irá decidir os próximos passos da mobilização. “Hoje, ainda não temos contrapropostas patronais”, diz Miguel Torres.
A campanha é unificada com outros 53 sindicatos de metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado e à Força Sindical e envolve cerca de 750 mil trabalhadores.
Próximas assembleias:
Dia 21/10, quarta-feira – Mogi das Cruzes
Assembleia às 8h, na Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, 200, Vila Industrial (em frente à empresa Rinnai Brasil)
Dia 22/10, quinta-feira – Zona Oeste
Assembleia às 8h, na Rua Friedrich Von Voith, 825, bairro Jaraguá, em frente à Voith (referência: Av. Raimundo Pereira de Magalhães com Estrada do Corredor)
Dia 27/10, terça-feira – Zona Norte
Assembleia às 8h, na Rua Freire Bastos, 89, Jaçanã, (em frente à Aliança Metalúrgica, próximo ao supermercado Bergamini)
Dia 28/10, quarta-feira – Zona Leste (Mooca)
8 horas- na Praça Lorenzetti com Av. Arno, na Mooca
18 horas- Assembleia decisiva no Sindicato, na Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade