O Centro de Atendimento Biopsicossocial Meu Guri, entidade mantida pelo Sindicato, vai montar uma gibiteca e está pedindo a doação de gibis. O acervo será aberto à comunidade e tem objetivo incentivar crianças e adolescentes a esse tipo de leitura.
“O gibi desenvolve a criatividade, é engraçado, cria personagens que vão habitar o imaginário e também conta muitas histórias verdadeiras”, explica a coordenadora do Meu Guri, Neusa de Oliveira Costa.
A exemplo da Biblioteca Ler é Preciso, que funciona no Meu Guri, as crianças poderão ler os gibis na própria gibiteca ou levar para casa, trazê-los de volta e levar outro. Isso, segundo Neusa, também ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade.
A gibiteca do Meu Guri também tem como objetivo promover a integração entre as crianças e adolescentes assistidos pela instituição e as crianças das escolas do entorno. “Já desenvolvemos ações interativas com as escolas e queremos adotar novos programas de recreação voltados para a leitura de gibis”, explica Neusa.
“Esta é mais uma oportunidade para ajudar a difundir conhecimento e formar cidadãos. Criamos oficinas de trabalho, oficinas culturais, horta hidropônica e vamos continuar crescendo em todos os sentidos, tendo sempre como foco a infância”, afirma Elza Costa Pereira, diretora de finanças do Sindicato e presidente do Meu Guri.
O Meu Guri aguarda a sua doação e agradece pela participação.
Locais de entrega:
Sindicato: rua Galvão Bueno,782, Liberdade, São Paulo
Meu Guri: avenida Vereador Belarmino Pereira de Carvalho, 6.777, bairro Apolinário, Mairiporã

A Instituição
O Meu Guri é uma entidade sem fins lucrativos que atua nos serviços de proteção à Infância e à Juventude, e suas famílias, em situação de vulnerabilidade e risco social.
Atualmente, realiza o serviço de apoio socioeducativo em meio aberto e de orientação e apoio sócio familiar. “Atendemos crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos e 11 meses, que recebem alimentação e praticam atividades esportivas, culturais e de lazer.
O atendimento das famílias é feito nas comunidades do entorno e na própria entidade, por meio de oficinas educativas.