O empresário Eike Batista disse ontem que a Foxconn investirá US$ 1 bilhão em uma fábrica de baterias no Porto do Açu, no norte do Rio de Janeiro. “Tenho hoje no meu escritório uma equipe da Foxconn trabalhando comigo”, disse o empresário durante visita da presidente Dilma Rousseff ao porto.
Eike acrescentou que a Foxconn está desenvolvendo tecnologias de lâmpadas LED alimentadas por um painel solar. Atualmente há um teste em um poste existente no Porto do Açu que agrega painel solar, lâmpada LED e antena sem fio, com tecnologia desenvolvida pela Foxconn.
Em fevereiro, o empresário afirmou que estava negociando com o governo de Minas a instalação de uma unidade da Foxconn no Estado. Em Jundiaí (SP), onde tem uma fábrica para equipamentos da Apple, a Foxconn negocia com o Sindicato dos Metalúrgicos depois de funcionários reclamarem da falta d´água, da qualidade da comida e do transporte.
O sindicato promete iniciar uma greve caso não sejam feitas melhorias até 3 de maio. segundo Evandro Santos, diretor do sindicato, a unidade conta com 2,5 mil pessoas, que trabalham na produção de iPhones. De acordo com Santos, a Foxconn está contratando funcionários para iniciar a produção do iPad. Procurada pelo Valor, a assessoria de imprensa da companhia não foi localizada.