A partir de terça-feira (dia 10), em todos os postos autorizados para habilitação do Seguro-Desemprego, incluindo o Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), da Prefeitura de São Paulo, haverá mudança nos critérios de liberação do pagamento das parcelas do benefício. A alteração possibilita a participação dos desempregados em cursos profissionalizantes gratuitos em suas áreas de atuação. A novidade abrange os segurados, independentemente do nível de escolaridade, que já tiverem solicitado o seguro mais de duas vezes nos últimos 10 anos.
A recusa em matricular-se em um dos cursos condizentes com a qualificação profissional do segurado ou sua desistência no decorrer das aulas acarretará em perda do beneficio. A modificação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Não havendo uma oportunidade de trabalho compatível com o perfil do beneficiário, os cursos serão disponibilizados no ato de requerimento do seguro-desemprego.
Os cursos serão gratuitos, por intermédio da Rede Federal de Educação Profissionalizante, Científica e Tecnológica, por escolas estaduais e também no Senai, Senac e Sesi. Os participantes recebem auxílio-alimentação, transporte e material didático. As capacitações oferecidas possuem carga horária de 160h: quatro horas diárias, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.
Há cursos que vão de agente de inspeção, ajustador mecânico, almoxarife, aplicador de revestimento cerâmico, assistente de produção, assistente de projeto visual gráfico a confeccionador de bolsas em tecido, cortador de calçados, costureiro industrial do vestuário, costureiro, cuidador de idoso, desenhista de moda, programador Web, promotor de vendas, recepcionista, serígrafo, serralheiro de alumínio e outros.