O presidente Miguel Torres (Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes) encontra-se com o companheiro Marco Antônio Corrêa, Marquinho, Secretário-Geral da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil).
Foi nesta terça, 1 de agosto de 2023, no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, durante o lançamento do livro “Trabalho Infantil – Desbanalizar para Esperançar”, editado pela Mizuno.
“O trabalho infantil tem de ser exterminado no Brasil e no mundo e, portanto, todas as iniciativas neste sentido, inclusive culturais e educativas, devem ser valorizadas”, diz Miguel Torres.
Também presente Adriano Lateri, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, que antes esteve com o presidente Miguel Torres em atividades na CNTM.
Sobre o livro
Autoras:
Kátia Magalhães Arruda
Doutora em Políticas Públicas. Ministra do Tribunal Superior do Trabalho. Professora do Mestrado e da Graduação do UDF. Coordenadora do Observatório do Trabalho Infantil – UDF. Membro do grupo de pesquisa Direitos Humanos Sociais, Políticas Públicas e Meio Ambiente do Trabalho do UDF.
Mariana Ferrucci Bega
Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas – UDF. Membro do Observatório do Trabalho Infantil – UDF. Advogada. Professora.
Vanessa Dumont Bonfim Santos
Mestre em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas – UDF. Advogada. Membro do Observatório do Trabalho Infantil.
Conteúdo:
A realidade nociva do trabalho infantil no Brasil precisa ser modificada. Não há democracia e desenvolvimento onde há trabalho infantil. Que sociedade pretendemos construir?
Como nos sentimos ao saber que, em 2019, segundo dados divulgados pelo IBGE, aproximadamente 1.758 milhões de crianças e adolescentes estavam em situação de trabalho infantil, das quais 706 mil em atividades consideradas perigosas? Um número que só aumenta. O que pode ser feito para que esse cenário seja transformado? Como você, leitor, pode contribuir para a erradicação desse mal, tão banalizado em nossa sociedade?
A presente obra, fruto de pesquisas realizadas no âmbito do Observatório do Trabalho Infantil do Programa de Mestrado do UDF, grupo coordenado pela Ministra do Tribunal Superior do Trabalho e Professora Dra. Kátia Magalhães Arruda, busca sensibilizar o leitor para a trágica realidade do trabalho infantil no país.
Com importantes reflexões acerca das causas, consequências e especificidades do trabalho infantil, além de relevantes dados sobre o tema, o livro é um convite à compreensão de que o engajamento da sociedade é fundamental no processo de enfretamento do trabalho infantil.
É preciso desbanalizar para esperançar. Esperançar a proteção integral. Esperançar a aplicação dos Direitos Constitucionais e Humanos. Esperançar um futuro digno para as nossas crianças. Esperançar uma sociedade efetivamente justa e igualitária.
Vamos esperançar conosco nessa leitura?
leia mais: TST – Tribunal Superior do Trabalho – TST