Presidente da Força participa do Grito da Pesca em Manaus
O Grito da Pesca 2023, realizado nesta sexta (25), propõe debate sobre sustentabilidade e políticas públicas ao pescador artesanal em Manaus. Evento contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do presidente da Força Sindical, Miguel Torres, entre outras autoridades.
O principal tema dos debates do 7° Grito da Pesca Nacional, realizado nesta sexta-feira (25), no Studio5 Shopping e Convenções, em Manaus, foi a busca pela sustentabilidade junto ao meio ambiente e o pescador artesanal em um novo momento para a atividade em regiões interioranas ou litorâneas.
O encontro contou com as presenças de André de Paula, ministro da Pesca e Aquicultura, e de Alessandro Stefanutto, presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que falaram sobre os planos para a valorização da categoria.
O Grito da Pesca também pretende abordar as novas políticas públicas de acesso à classe pesqueira para os programas vinculados ao Governo Federal, a luta pelos direitos trabalhistas, além de pautas sobre biodiversidade, cultura e e preservação de comunidades pesqueiras.
O evento foi promovido pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA) e contou com apoio do Governo Federal e do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas (Fetape-AM), do Governo do Amazonas, e da Universidade Federal do Amazonas, da Forca Sindical, da Federação dos Sindicatos dos pescadores e pescadoras artesanais do Amazonas, e Coopeixe.
“É o maior evento para tratar da pesca artesanal brasileira. Sem dúvida, o Grito da Pesca vai diagnosticar vários pontos para o crescimento da nossa atividade e apresentar as reivindicações aos órgãos responsáveis para que juntos possamos encorajar os pescadores sobre o grande papel da classe pesqueira brasileira”, planeja Abraão Lincoln, presidente da CBPA.
O presidente da Força Sindical parabenizou Abraão pela iniciativa e destacou a importância deste evento para fortalecer e organizar ainda mais a categoria.
“Devemos aproveitar o atual momento para ampliar os debates em torno das demandas dos trabalhadores da pesca tendo atualmente um governo aberto ao diálogo com a classe trabalhadora”.
Encontros sobre saúde, cultura e shows nacionais
Para movimentar o público estimado em cerca de 10 mil participantes, a programação do Grito da Pesca vai contar com diversos momentos culturais, como a apresentação grupos indígenas e de carimbó para as famílias pesqueiras. Haverá ainda espaços de saúde com a realização de exames básicos.
Durante o evento, haverá as apresentações de Carlinhos do Boi e Nicolas Jr. A noite, no encerramento da programação oficial, terão os shows de Zezo e das bandas Rabo de Vaca e The Rossi.
Sindicalistas da Força AM debatem valorização da negociação coletiva
VEJA MAIS FOTOS NO FLICKR DA FORÇA SINDICAL
O Presidente da Força Sindical, Miguel Torres, participa de um encontro, na sede do Sindicato dos Políciais Civis do Estado do Amazonas.
O encontro, promovido pela Força Sindical Amazonas, presidida por Vicente Filizolla, reuniu diversas lideranças sindicais de entidades de diversas categorias ligadas a Central.
Torres fez uma palestra sobre fortalecimento da negociação coletiva e atualização do movimento sindical.
Entre as lideranças sindicais presentes, também estava o dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Idosos e Pensionistas da Força Sindical, Carlos Lacerda.
Miguel Torres debate geração de empregos com presidente da FIEAM
O presidente da Força Sindical, Miguel Torres esteve reunido, nesta sexta-feira (25), com o presidente da Federação das Industrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antônio Silva. Na pauta do encontro a geração de empregos na Zona Franca de Manaus e um Programa de qualificação voltado para o idoso. Também estava o dirigente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Idosos e Pensionistas da Força Sindical, Carlos Lacerda.